sábado, 26 de maio de 2012

Como seria uma aula legal?


Você saberia dizer qual é a música do momento? E qual o personagem mais legal da novela das 21 horas? E quando foi que terminou a Primeira Guerra Mundial? Agora complicou? 
Para alguns, a terceira pergunta pode ser bem difícil de responder. Mas por quê? Será que é porque é mais fácil escutar rádio ou assistir TV do que ler um livro de História?
Nenhuma das alternativas acima.

Para muitos estudantes saber quando ocorreu o fim da Primeira Guerra Mundial é encarado como uma obrigação escolar e ouvir uma música ou vê uma novela não, pois estes são vistos como diversão, lazer. Então quer dizer que estudar é chato? E como seria uma aula legal?

Essa é a pergunta que todos os professores fazem antes de preparar uma aula. E sabe por quê? Porque hoje em dia não é fácil atrair a atenção de nós, estudantes. Somos muito mais informados do que as crianças e os jovens dos anos 60, 70, 80...
E isso acontece porque vocês estão lendo mais. Isso mesmo.
Ler não é só se debruçar sobre um livro. A leitura se faz também através de jornais, revistas, imagens, vídeos, quadrinhos e, olha só, através de sites, blogs e mídias sociais.
Você tem contato com tudo isso? Então você é um leitor também.

E o acesso a esses diversos conteúdos faz de nós estudantes mais atualizados, mesmo que a maioria das informações sejam facilmente esquecidas ou que não nos sejam extremamente útil para o nosso dia a dia. Afinal, a gente pode saber tudo sobre a novela das 21h, mas saber quando terminou a Primeira Guerra Mundial é muito importante para a gente tirar nota boa, não é?

E esse a aula de História fosse dada através de uma revista em quadrinho ou postada de um blog, será que a gente aprenderia rapidinho e não esqueceria?

Autora: Jeanne Gomes

Texto publicado no site: www.entrelace.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário